What's wrong with my tongue/ These words keep slipping away/ I stutter I stumble/ Like I've got nothing to say/ I'm feeling nervous/ Trying to be so perfect (Avril Lavigne)

Monday, May 22, 2006

A Grande Noite da (Des)Ilusão

Ontem teve lugar na sic a XI Gala dos Globos de Ouro, gala essa onde se pretende premiar os melhores do ano em categorias como Teatro, Cinema, Moda, Música e Desporto.
O início da festa foi deslumbrante, uma junção de uma cantora lírica com outras cantoras (Wanda Stuart, Vanessa, etc) e alguns acrobatas que faziam as suas manobras ao mesmo tempo. Isto dava a entender que o que viria a seguir ainda seria melhor. As expectativas eram muito grandes... ou não.
Logo o primeiro globo entregue parecia mostrar que realmente este ano as coisas iam ser diferentes. Na categoria de Teatro, o globo para melhor actriz foi para Luísa Cruz que protagonizou as peças “Orgia” no Teatro Nacional e “Sangue no pescoço do gato” na Cornucópia que tive oportunidade de ver e simplesmente me arrepiou. Ou seja, não podia achar o prémio mais bem entregue.
Não me perdendo muito pelos vencedores dos prémios, acho importante aqui mostrar a minha indignação com determinadas situações desta gala. Logo a primeira está no critério que os organizadores dos prémios deram às categorias e à própria escolha dos vencedores do globo. Na categoria de desporto tínhamos o globo para “melhor desportista” no qual só estavam nomeadas mulheres. Pronto, parece que este ano só nós fizemos grandes coisas. Já não vou pôr isso em causa. O pior é ver depois uma categoria de “Melhor Futebolista”. Ora eu pergunto-me: o que é que um jogador de futebol é mais que um desportista? Qual é a diferença? Porquê pôr o futebol numa categoria à parte? Os futebolistas não passam de desportistas. Acho que isto mostra a sociedade em que vivemos e aquilo que para muitos é um maior investimento e não um simples apoio ao desporto. Por isso muita gente não conhece a maioria das modalidades nem quem nos representa lá fora, basicamente porque esses denominados “desportistas”, não têm a mesma mediatização nem o mesmo apoio monetário que um jogador de futebol. Porque para um atleta conseguir algum apoio, precisa de mostrar o que vale, ganhar medalhas para conseguir o prémio monetário; coisa com que um jogador de futebol, num espaço próximo, não precisa de se preocupar. Mas como pode um atleta fazer bons resultados se não tiver apoios nem condições para treinar? Fica a reflexão...
Ainda dentro do desporto, o critério de escolha dos vencedores, não é menos problemático. A vencedora da categoria de melhor atleta foi Ticha Penicheiro. Provavelmente devem ser poucos aqueles que ouviram falar dela. Trata-se de uma jogadora de basquetebol. Sem pôr em causa as qualidades da atleta em si, pergunto-me se este prémio não era para ser entregue a um atleta que nos representasse e trouxesse o nosso nome ao mundo. É que, esta senhora joga basquete não em representação do nosso país mas sim de qualquer outra equipa estrangeira, nomeadamente uma americana visto neste preciso momento estar na NBA. Afinal o que é que se pretende premiar? Um atleta que dá o nome por Portugal ou um atleta de nacionalidade portuguesa?
Pior que isso foi a interrupção a meio da performance da Mariza. Enquanto ela cantava, decidiram que era ali que se deveria pôr o intervalo para os anúncios comerciais. Foi realmente uma coisa muito triste e uma falta de respeito para com a artista e para com todos os fãs que a estavam a ver em casa, deliciados com a sua voz.
Daí para a frente toda a gala desceu em qualidade entre as muitas gafes da maioria dos apresentadores e outros pequenos erros.
Só mais um pouco para referir o discurso emocionado de Nuno Lopes, que ganhou o globo de melhor actor de cinema, curiosamente nomeado ao lado de seu “mestre”, Luís Miguel Cintra.
Concluindo, foi feita uma grande expectativa à volta desta gala, mostrando um deslumbramento e uma qualidade maior de espectáculo. No entanto, para quem seguiu a gala de perto, acho que se apercebeu de que tudo não passou de uma ilusão.
E, assim, sem mais nada, tudo acabou numa grande desilusão.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá mais uma vez venho aqui espor as minhas ideias mais à cerca do tema desporto a Ticha Penicheiro é uma portuguesa que joga na WNBA e que leva o nome de Portugal pelos E.U.A. e no mundo do basket já sendo tendo sido considerada a MVP(jogadora mais valiosa) da temporada regular. Outro tema o facto do futebol ter uma categoria à parte nos globos de ouro penso que seja no sentido de não prejudicar os outros atletas de modalidades diferentes porque se assim não fosse ganhavam sempre os futebolistas, porque concordando ou não com esta ideia o futebol é o desporto com mais projeção a nível mundial e Portugal não é excepção, um exemplo simples é o caso José Mourinho que levou o nome de Portugal a ser muito respeitado em Inglaterra e pelo resto da Europa pelos feitos que alcançou no futebol. Mas eu também acho que não se dá a devida importância às outras modalidades desportivas e que o futebol passa por cima de muitas outras modalidades mas meus amigos esta é a realidade não só em Portugal mas em muitos outros paises. Fazer só uma pequena referência ao prémio para melhor banda que foi para os Blasted Mechanism, Blasted Empire!!!!!!!
Bem portem-se bem e até qualquer dia.
:D

10:18 AM

 
Anonymous Anonymous said...

valeu Alice, Nuno Lopes e claro, o Teatro para salvarem a noite baseada em atmosferas de exteriores, sorrisinhos, adereços e vestidos.

7:12 PM

 
Blogger Sílvia S. said...

É verdade, concordo contigo, a gala alterou o seu aspecto exterior, está agora mais faustosa, mais séria, mais internacionalizável e colunável.
No entanto, os critérios para selecção dos "premiáveis" continuam dúbios, e os que , efectivamente são premiados, não são sempre so melhores.Ou seja, há um investimento exterior muito grande, ao passo que o interior da gala permanece o mesmo, mascarado de brilhos.
Relativamente ao prémio de melhor banda, e servindo-me das palavras de um nosso colega : "I think Blasted Mechanism is overrated" e ocorre-me um bom número de bandas mais merecedoras de tal distinção, ainda assim,espero que tenhas reparado no agradecimento da banda ao Prof. Agostinho, reparaste n reparaste? :)*

1:48 AM

 

Post a Comment

<< Home