What's wrong with my tongue/ These words keep slipping away/ I stutter I stumble/ Like I've got nothing to say/ I'm feeling nervous/ Trying to be so perfect (Avril Lavigne)

Wednesday, April 05, 2006

"A vida é feita de abandonos!"


A vida é feita de responsabilidade. Todos os dias somos confrontados com escolhas, decisões que temos de tomar e que de alguma forma irão traçar o nosso destino, embora eu acredite que ele já esteja traçado. Depois de meses, até anos na esperança de que determinada coisa aconteça, vivemos frustrados à espera que isso aconteça, desejamos e queremos cada vez mais essa coisa ... Mas isso nunca acontece, sofremos por dentro por não ter aquilo que queremos, mas o raio da esperança está lá sempre e sobrevive todos os dias um bocadinho mesmo que a rejeitemos com toda a nossa força interior (basicamente trata-se de uma alternância de contrários, para citar Platão, sendo eles esperança e frustração ...).
Até que num belo dia, toda essa esperança cai por terra. Simplesmente é impossível continuar a conviver com ela: sentimo-nos vazios e mal connosco por termos acreditado tanto tempo numa coisa impossível.
O problema é quando, face a essa impossibilidade tomamos decisões precipitadas, decisões das quais não estamos bem conscientes e que depois nos vimos a arrepender um dia, ou que simplesmente não temos a certeza de ter tomado a decisão certa ... Quer dizer, por um lado temos aquilo que desejávamos, mas por outro aquilo não é bem o que nós estávamos à espera ...
Ou então, depois de termos passado pela situação, apercebemo-nos que por mais complicada, estranha, indesejável que a experiência possa ter sido, até foi um bom momento da nossa curta vida. Vivemos momentos alegres, outros difíceis, outros com dúvidas... Mas lá no fundo, até foi bom. Temos pena que tenha sido pouco tempo, mas o que durou foi o suficiente para nos apercebermos que realmente a vida é uma dádiva, um presente dos deuses (ou do destino) e que temos que a aproveitar ao máximo ... E a vida continua, não podemos ficar presos ao passado!


Bem, tudo isto só para dizer que o Homem é um ser complicado, cheio de esperanças e frustrações, permanentemente insatisfeito e à espera que a felicidade lhe caia do céu.
Temos que saber conviver com os abandonos para o resto da nossa vida ... Basicamente a tarefa é procurar a felicidade vivendo o momento (carpe diem) porque a felicidade não vai esperar por nós. E saber vivê-la aceitando os obstáculos que ela nos irá impor.

1 Comments:

Blogger Sílvia S. said...

É como eu sempre digo (lol): os prudentes não se magoam mas também não vivem.Há que aceitar o que vem, e como uma sanguessuga retirar-lhe tudo o que tiver de bom.
Isto é que é um caso de transparência...

6:39 PM

 

Post a Comment

<< Home