5º Festival de Cinema ao Ar Livre 2006 - Inatel
Dia 29 - Madagáscar (Dreamworks)
Bom, numa sede de novas experiências, lá fui eu assistir a um filme ao ar livre. Este festival vai estar até dia 5 de Agosto no Estádio 1.º de Maio em Alvalade. Se forem bem agasalhados, acreditem que se passa ali uma boa noite a ver um filme que vos interesse.
O Filme:
No que me compete criticar o filme, ainda não vi aquele que lhe “roubou” o Oscar mas tenho a dizer que este filme é muito bom.
É um filme divertido, com um lado extremamente realista e também educativo para além de fazer uma ponte entre a realidade dos humanos e a realidade dos animais.
O filme trata de alguns animais que fogem do jardim Zoológico de Manhattan e querem ir para a selva. Mas as coisas não correm bem e são metidos num navio com destino a uma reserva natural do Quénia. Pelo caminho, quatro pinguins com ares de agentes secretos mudam a trajectória do navio e os quatro personagens principais - Alex, o Leão; Melman a Girafa; Marty, a Zebra;e Gloria, a Hipopótama - acabam por ir parar a uma praia que descobrem que está habitada por outros animais da selva. E lá começam as suas aventuras e todo um lado educativo é apresentado neste filme para as crianças através do uso da conhecidíssima música da National Geographic quando Alex vai atrás de Marty, numa cena que retrata o instinto selvagem dos leões em busca da sua presa. Uma boa forma de introduzir as crianças no mundo animal (e com uma qualidade de desenho e movimento muito boa).
No que diz respeito ao desenho só reparei numa pequena desproporção dos pinguins em relação ao ser humano na cena em que aqueles tomam o navio de assalto.
De resto são personagens muito bem construídas, bem modeladas, criadas ao pormenor que nos permitem de alguma forma identificar-nos com uma delas (diga-se passagem que no meu caso é o Melman, a Girafa).
Aconselho qualquer pessoa a ver este filme.