Personalidades
Stéphane Lambiel
Provavelmente nunca ouviram este nome. Aquilo que vos posso dizer, é que ele é o actual campeão do mundo em patinagem artística e que, para nosso orgulho, é descendente de portugueses. No entanto ele representa o seu país natal nas competições, a Suíça.
Digo-vos, eu nunca gostei de nenhum desporto, nunca me dei bem com nenhuma modalidade, mas, uma que nunca me canso de ver é a patinagem artística. Em parte por causa dele.
Stéphane Lambiel é chamado de “Petit Prince” no que diz respeito às competições. É uma grande promessa para a modalidade. A beleza da sua dança, a suavidade com que desliza sobre o gelo, a alegria que demonstra enquanto actua e a forma como lida com a pressão que um desporto como estes deve trazer, são algumas das razões pelas quais eu fico colada ao ecrã a vê-lo fazer as suas demonstrações. Não é ele que acompanha a música com que se apresenta em competição mas sim a música que acompanha o seu ritmo. E ele dança qualquer coisa, desde Vivaldi até ao “You’re Beautiful” de James Blunt percorrendo o ringue ao mesmo tempo que nos mostra a beleza dos seus saltos e outros movimentos exigidos durante a sua demonstração.
Este ano foi campeão do mundo em Calgary (Canadá) e conseguiu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim (Itália) para além de muitos outros lugares de relevo que foi atingindo ao longo de uma carreira de nove anos e que ainda está longe de terminar.
(para mais informações, inclusive na forma como são avaliadas as provas de cada atleta, vão ao site oficial dele em www.stephanelambiel.ch)