Previsões
Visto estarmos a chegar à grande noite do cinema, aqui vão algumas previsões sobre os vencedores dos grandes prémios da Academia.
Melhor Actor:
Melhor Actor:
- Philip Seymour Hoffman in “Capote” (UA/Sony Pictures Classics)
- Terrence Howard in “Hustle & Flow” (Paramount Classics, MTV Films and New Deal Entertainment)
- Heath Ledger in “Brokeback Mountain” (Focus Features)
- Joaquin Phoenix in “Walk the Line” (20th Century Fox)
- David Strathairn in “Good Night, and Good Luck.” (Warner Independent Pictures)
Na minha opinião, esta categoria é uma das mais difíceis, senão a mais difícil mesmo de escolher. No meio das 5 nomeações, digamos que todos eles estão num pé de igualdade no que diz respeito à representação das suas personagens.
Mas, quem eu acho que deveria realmente ganhar a estatueta é Heath Ledger, pelo papel contagiante e também bastante constrangedor que ele colocou aos nossos olhos. Claro que vocês podem dizer, «ah o.k., mas ele é que quis fazer aquele papel, não foi obrigado a isso». Mas ponham-se no lugar dele e pensem... Não se trata só de ter mudado a voz para representar um cowboy, símbolo maior da masculinidade americana, mas também as situações constrangedoras que teve de representar com outro actor.
Em relação aos outros, todos eles são bons, não podemos negar, também todos eles na sua maioria tiveram de alterar a voz, fazer papéis mais ou menos complicados, mas não vejo isso a um nível emocional tão grande como o que Ledger teve de fazer. Caso não ganhe este, espero que ou Joaquin Phoenix ou Philip Seymour Hoffman consigam a estatueta.
Melhor Actor Secundário:
- George Clooney in “Syriana” (Warner Bros.)
- Matt Dillon in “Crash” (Lions Gate)
- Paul Giamatti in “Cinderella Man” (Universal and Miramax)
- Jake Gyllenhaal in “Brokeback Mountain” (Focus Features)
- William Hurt in “A History of Violence” (New Line)
Sem qualquer comentário, Jake Gyllenhaal.
Melhor Actriz:
- Judi Dench in “Mrs. Henderson Presents” (The Weinstein Company)
- Felicity Huffman in “Transamerica” (The Weinstein Company and IFC Films)
- Keira Knightley in “Pride & Prejudice” (Focus Features)
- Charlize Theron in “North Country” (Warner Bros.)
- Reese Witherspoon in “Walk the Line” (20th Century Fox
Aqui a minha decisão não se torna difícil, torna-se turva... Não sei quem deveria escolher pois colocam num mesmo nível actrizes de peso (já antes galardoadas) com actrizes, que acho, sem qualquer experiência ou merecedoras de tal nomeação. De qualquer maneira, aquela que me parece com maiores probabilidades de ganhar o prémio é Felicity Huffman, pelas mesmas razões que Heath Ledger e porque me parece que a Academia anda a tentar tornar-se mais séria naqueles que nomeia e que pretende galardoar. Para além disso, como já o oscar a Charlize Theron por “Monstro” o comprovou, o júri da academia adora uma boa transformação de actrizes bonitas em completos “monstros”.
Melhor Actriz Secundária:
- Amy Adams in “Junebug” (Sony Pictures Classics)
- Catherine Keener in “Capote” (UA/Sony Pictures Classics)
- Frances McDormand in “North Country” (Warner Bros.)
- Rachel Weisz in “The Constant Gardener” (Focus Features)
- Michelle Williams in “Brokeback Mountain” (Focus Features)
A maioria das actrizes, pouco ou nada conheço do seu trabalho, não tive ainda oportunidade de ver os filmes em que representam, apenas conheço Rachel Weisz, actriz mediana de filmes como “A Múmia” e “O Regresso da Múmia” (dos quais sou suspeita porque adoro!) e Michelle Williams que - como todos sabem - fazia “Dawson’s Creek“, essa grande série de televisão com a qual podem contar no próximo verão nas tardes da TVI e que, para melhorar, é “excelentemente” dobrada em português.
De entre as duas, acho que não será uma boa escolha, muito menos justa para com as outras nomeadas, mas não as conhecendo e tendo estas duas, prefiro Michelle Williams. Esquecendo esse seu belo trabalho na série, quem vir o filme acho que perceberá o porquê da minha escolha. É mesmo um trabalho secundário, ela poucas vezes aparece, mas das vezes em que nos surge, faz uma representação espectacular, especialmente a última cena que tem no filme.
Melhor Realizador:
- “Brokeback Mountain” (Focus Features)Ang Lee
- “Capote” (UA/Sony Pictures Classics)Bennett Miller
- “Crash” (Lions Gate) Paul Haggis
- “Good Night, and Good Luck.” (Warner Independent Pictures) George Clooney
- “Munich” (Universal and DreamWorks)Steven Spielberg
Acharia interessante ver George Clooney a ganhar a estatueta pelo trabalho diferente daquele a que estamos habituados e vê-lo fazer. Mas, a minha escolha cai sobre Ang Lee, pelo respeito, sentimentalidade e emotividade com que rodou este filme. Tratam-se de planos espectaculares, paisagens magníficas (e aqui entra também o director de fotografia Rodrigo Prieto), filmagens de um extremo respeito para com os actores e uma sensibilidade acima da média. Por isto tudo, acho que ele é o grande merecedor do oscar.
Comentei aqui as principais categorias, aquelas que fazem mover esta grande noite dos oscar no dia 5 de Março, inteligentemente apresentada pelo sempre espectacular Jon Stewart. No dia 5 de Março os vencedores serão revelados.
Agora só me resta dizer: Façam as vossas apostas!!!
(Para verem todas as categorias e respectivas nomeações ou saber mais sobre os Oscar como a sua história, os anteriores galardoados ou mesmo as regras para um filme se tornar candidato à estatueta, vão a www.oscars.org)