What's wrong with my tongue/ These words keep slipping away/ I stutter I stumble/ Like I've got nothing to say/ I'm feeling nervous/ Trying to be so perfect (Avril Lavigne)

Thursday, August 31, 2006

Sagas televisivas [vol. 1]

Depois de há umas quantas madrugadas terem transmitido os Emmy Awards 2006 em directo, reparei nalgumas situações que determinam uma boa ou má televisão no que diz respeito a séries e programas televisivos.
Numa gala onde se premiaram as melhores séries americanas do ano, constatei uma grande qualidade da sua programação. Abrange todas as faixas etárias e todos os temas. Com qualquer uma delas podemos aprender coisas novas sobre meios aos quais podemos não estar ligados como por exemplo a medicina com "Dr. House", ciência forense com "CSI", o funcionamento das investigações policiais em "Mentes Criminosas", etc., ou então séries de puro entretenimento como "Donas de Casa Desesperadas", ou mesmo suspense e mistério como "LOST".
Mas o que me interessa aqui é o caso português. A maioria destas séries passa nos canais portugueses mas a maioria só ainda é transmitida no canal FOX da Tv Cabo, sendo assim pouco acessível a muitas pessoas.
O problema é que aquelas séries que passam nos canais generalistas ou na televisão pública, são alvos de uma grande falta de respeito quando chegam ao nosso país.
Séries de alta qualidade dão depois do horário nobre, normalmente depois da meia-noite, portanto, uma pessoa que trabalhe um dia inteiro e precise de acordar cedo no dia seguinte, ou não vê ou então tem de programar o vídeo ou o DVD para gravar a série e ver tudo no fim-de-semana.
Mesmo assim, nem as próprias horas e muitas vezes nem os dias em que anunciam que passam as séries são respeitados. Mexem em toda a programação do dia e colocam uma série que devia ser às duas, às três ou quatro horas da tarde. E um habitual espectador que acompanha a série desde o início, fica à espera eternamente a ver outros programas sem interesse enquanto não dá o que pretende ver.
Estes são talvez os principais problemas das séries americanas importadas em Portugal. Precisamos de melhor programação e sem dúvida que isso passa por estas séries que dão credibilidade a cada estação televisiva. Mas se não respeitarem os horários a que anunciam que passam cada episódio de uma série, é óbvio que perde qualquer crédito por parte dos espectadores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home